Matérias
Avaliando a Produção, o Trabalho e os Mercados dos Municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Rejeitos em Brumadinho
Conheça os Produtos Desenvolvidos Pelo Subprojeto 41+42
A pesquisa tem por objetivo a avaliação da produção, do trabalho e de mercados nas cidades atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho/MG.
Identificando a Situação Fiscal dos Municípios Atingidos pelo Desastre de Rompimento da Barragem de Rejeitos B1 - Mina do Córrego do Feijão em Brumadinho - MG
Conheça os Produtos Desenvolvidos Pelo Subprojeto 47
Publicado em 11/06/2021
Em 25 de janeiro de 2019, a Barragem-B1 de rejeitos minerários da Mina do Córrego de Feijão, em Brumadinho (MG), rompeu causando ampla devastação ambiental, sócio econômica e humana. Na esteira do desastre, acumulam-se os impactos econômicos, sociais e ambientais, que devem ser mensurados a fim de permitir a sua reparação.
Como a avaliação de risco auxilia no controle da saúde da população?
Para avaliar os impactos e as consequências do desastre do rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no ambiente natural e no meio biótico, cada subprojeto do Projeto Brumadinho UFMG tem sua particularidade, a fim de compreender todas as áreas envolvidas.
O que é uma análise sociométrica e como ela ajuda a compreender os impactos nos serviços de proteção social?
Ao se falar de análise de redes, é possível que pensemos quase imediatamente em estudos sobre as redes sociais virtuais que estão tão presentes na vida contemporânea. De fato, estudos nessa área vêm se tornando cada vez mais populares, identificando questões sobre os algoritmos (linhas de códigos digitais) que estruturam as plataformas que usamos tão frequentemente, tais como Instagram, Whatsapp, Youtube, Twitter e tantas outras. Esse tipo de pesquisa, no entanto, é apenas um desdobramento dos estudos da sociometria.
Quais são os Subprojetos da categoria Socioeconômica do Projeto Brumadinho?
Conheça os Subprojetos do área Socioeconômica
Publicado em 28/05/2021
Atualmente, nove subprojetos compõem a área Socioeconômica do Projeto Brumadinho UFMG. Os subprojetos investigam diversos aspectos da relação entre o social e o econômico que podem ter sido impactados pelo rompimento da Barragem BI - Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, MG. Estão inseridos nessa categoria as seguintes pesquisas:
Identificando e caracterizando os impactos nos serviços de proteção social
Publicado em 28/05/2021
Em uma rápida busca no google encontramos que um desastre significa uma catástrofe; um acontecimento funesto (provoca mortes); um acontecimento que causa sofrimento e prejuízos físicos, morais, materiais, emocionais; sociais, econômicos, etc.
Conheça os objetivos do Subprojeto 23 e a importância do trabalho realizado pela equipe
Publicado em 27/04/2020
O Subprojeto 23 - Determinação de compostos orgânicos em rejeito - tem como objetivo principal determinar qualitativa e quantitativamente os compostos orgânicos em amostras de solo e rejeito a serem coletadas pelo Subprojeto 08 nas áreas onde se encontravam as barragens B I, B IV e B IV-A e nas áreas próximas de espalhamento do rejeito na sub-bacia do ribeirão
Importância da avaliação da qualidade das águas subterrâneas na região afetada pelo rompimento da barragem
Publicado em 08/02/2021
Durante o processo de mineração, ocorre a separação dos metais de interesse e os rejeitos gerados (descarte) por vezes são acumulados nas barragens, potencializando a concentração de metais e metalóides, sendo alguns deles tóxicos.
Pesquisadores do Projeto Brumadinho UFMG realizam trabalho de campo em municípios atingidos
Publicado em 03/02/2020
O Projeto Brumadinho UFMG é composto por 67 subprojetos que buscam identificar e avaliar as necessidades emergenciais das populações atingidas pelo rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, ocorrido há dois anos.
[IMAGENS] Subprojetos da veterinária realizam coletas em campo!
Publicado em 29/01/2021
Os primeiros projetos da veterinária a entrar em campo foram aqueles que preveem a coleta de amostras biológicas, como sangue, pelo, fezes e urina, para exames toxicológicos e histopatológicos. Após os testes, será possível compreender o impacto do desastre ambiental de Brumadinho na saúde dos animais que vivem na região do Rio Paraopeba.
O subprojeto 05 está realizando a captura dos animais silvestres nas matas, por meio da colocação de armadilhas, pela busca ativa e por armadilhas fotográficas.