Avaliando a Produção, o Trabalho e os Mercados dos Municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Rejeitos em Brumadinho

Conheça os Produtos Desenvolvidos Pelo Subprojeto 41+42

A pesquisa tem por objetivo a avaliação da produção, do trabalho e de mercados nas cidades atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho/MG.  Entende-se que o estudo é parte de um programa com características multidimensionais que prevê a avaliação dos impactos de dois eixos: (i) a paralisação de uma grande unidade produtiva e de seus supridores locais e (ii) a presença de rejeitos no rio Paraopeba, com restrições a utilização do rio - sobre o mercado de trabalho e estrutura produtiva dos municípios atingidos em relação e comparação com municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes. Como resultado, espera-se um estudo contendo (i) descrição detalhada do mercado de trabalho e da produção formal no período anterior ao rompimento da barragem, por meio de uma reconstituição da trajetória desses municípios, (ii) comparação do mercado de trabalho e das atividades produtivas e empresariais com outros municípios e regiões similares em termos socioeconômico, produtivo e demográfico, (iii) avaliação das diferenças e simetrias no contexto da ruptura da barragem e (iv) avaliação das ações mitigadoras e proposição de plano de monitoramento baseado em indicadores. 


https://psol50.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Minas01-920x425-1-880x425.jpg

A concepção geral da proposta orienta-se pela compreensão da resiliência econômica e social dos municípios atingidos, considerando as assimetrias existentes quanto à capacidade de resistência, recuperação, reorientação e renovação dos postos de trabalho e da produção após o desastre. Quanto maior as capacidades econômicas e institucionais, maior as possibilidades de reorientação e renovação da estrutura produtiva e do mercado de trabalho. 


Por isso, um diferencial do projeto será a complementação da análise das capacidades produtivas dos municípios atingidos com indicadores de complexidade econômica, que permitem um exercício adicional de projeção de cenários e de avaliação das medidas de mitigação. Espera-se, ao final na pesquisa, que a equipe do Subprojeto 41+42 desenvolva os seguintes produtos:
 

  • Produto 1: Lista dos estudos, relatórios e outros documentos de referência para a pesquisa organizada por assunto e município.
  • Produto 2: Relatório de avaliação do mercado de trabalho, emprego e qualificação profissional dos municípios atingidos no período 2014-2018. Dimensionamento do mercado de trabalho nas economias dos municípios atingidos. Bases de dados original e tratada, georreferenciadas, deverão ser anexadas.
  • Produto 3: Relatório de avaliação das atividades produtivas dos municípios atingidos no período 2014-2018. Dimensionamento das estruturas produtivas nas economias dos municípios atingidos. Identificação dos mercados consumidores internos e externos da área atingida, sistemas de distribuição e fornecedores. Bases de dados original e tratada, georreferenciadas, deverão ser anexadas.
  • Produto 4: Relatório com comparação do mercado de trabalho e das atividades produtivas dos municípios atingidos com municípios similares (grupos de controle: trabalhadores, setores, firmas, municípios, etc.). Bases de dados original e tratada deverão ser anexadas.
  • Produto 5: Elaboração de cenários para o mercado de trabalho e para atividades produtivas dos municípios atingidos e para o período 2019-2023. Comparar estes cenários com cenários para municípios similares. Bases de dados original e tratada deverão ser anexadas.
  • Produto 6: Avaliação das ações mitigadoras e reparadoras executadas e planejadas.
  • Produto 7: Consolidação e revisão dos produtos parciais. Este relatório deverá conter as bases de dados primária e as bases de dados tratadas, georreferenciadas, com suas respectivas instruções de uso. Bases de dados original e tratada deverão ser anexadas. Além disso, está previsto material de divulgação em linguagem adequada a públicos leigos e não especializados.

Assim, o Subprojeto se propõe a oferecer insumos que permitam não somente compreender o impacto do desastre, com informações coletadas, mas também formular, monitorar e avaliar propostas de mitigação que contemplem a reposição de postos de trabalho e a reparação da atividade econômica orientada para um padrão mais favorável de desenvolvimento sustentável.

Descubra mais sobre o Subprojeto 41+42 - Avaliação da Produção, do Trabalho e de Mercados e as demais pesquisas do Projeto Brumadinho UFMG.