Como funciona a Plataforma Brumadinho?

Entenda as três etapas de funcionamento da Plataforma

Publicado em 06/11/2020

A Plataforma Brumadinho é responsável por reunir informações sobre os processos judiciais e extrajudiciais relacionados ao rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Através da plataforma, a comunidade pode ter acesso às informações de todos os subprojetos de pesquisa que formam o Projeto Brumadinho UFMG. Mas como ela funciona?

É possível compreender o funcionamento da Plataforma em três etapas:
 

1ª Etapa - Coleta de dados: os dados a que você terá  acesso são  informações extraídas do sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) sobre os autos dos processos relacionados ao desastre de Brumadinho.  São eles: 

  • Autos do Processo n.º 5010709-36.2019.8.13.0024 Tutela Antecipada Antecedente; 
  • Autos do Processo n.º 5026408-67.2019.8.13.0024 Ação Civil Pública (decorrente da tutela antecipada antecedente); 
  • Autos do Processo n.º 5044954-73.2019.8.13.0024 Ação Civil Pública (Danos Ambientais); 
  • Autos do Processo n.º 5087481-40.2019.8.13.0024 Ação Civil Pública (Danos Econômicos); 
  • Autos do Processo n.º 5071521-44.2019.8.13.0024 - Anexo de Pesquisas Científicas.

Há também informações de documentos extraprocessuais, como aqueles que as partes interessadas, a Vale e o Estado, podem publicar. Por fim, a Plataforma receberá também dados científicos e geográficos das pesquisas do Projeto Brumadinho UFMG, tais como mapas e imagens relacionados aos estudos. Ao final das pesquisas, mas somente depois de autorizado pelo juiz, os resultados alcançados também estarão disponíveis na Plataforma.

 

2ª Etapa - Processamento: os dados enviados na etapa anterior são categorizados (ou seja,  são classificados como petições, documentos comprobatórios etc.) e processados para que estejam disponíveis para consulta. Isso quer dizer que arquivos que envolvam texto, como por exemplo uma petição ou um documento de comprovação, precisam que o seu conteúdo seja disponibilizado em um formato correto (PDF, a exemplo) para permitir que você encontre a informação que precisa. Já os dados geográficos, como por exemplo as coordenadas de um povoado ou um mapa, também precisam ser incorporados à plataforma para serem exibidos no formato imagem.


Parecem ações simples, mas exigem um trabalho minucioso de leitura, separação, classificação e processamento de dados. Um documento que esteja em formato de imagem, mas que contenha um texto, por exemplo, precisa primeiramente ter as suas informações transcritas manualmente para, depois de todo o processamento desse dado, aparecer na sua busca como um documento que você pode ler. Já imaginou?


3ª Etapa - Visualização: após a coleta dos dados, classificação, categorização e processamento, as informações ficam disponíveis para visualização. Você pode acessá-las por meio de buscas por palavras-chaves e temas ou visualizá-las de forma cronológica através da visualização dos processos judiciais.

 

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