Subprojeto 38

Determinação das condições de saúde das populações e do uso dos serviços de saúde nos municípios de referência, no período de 2015-2019

O subprojeto 38 tem o objetivo geral de analisar as condições de saúde da população e uso dos serviços de saúde nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, no período de 2015 a 2019, utilizando dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB/e-SUS AB),do Ministério da Saúde. Os atendimentos na Atenção Básica se referem a visitas domiciliares e territoriais, procedimentos, atendimentos domiciliares e individuais nas Unidades Básicas de Saúde.

Fazem parte dos objetivos específicos do subprojeto:

  • Descrever os tipos e a frequência das queixas declaradas pela população de referência;

  • Descrever os diagnósticos estabelecidos para as queixas declaradas;

  • Descrever as condutas terapêuticas adotadas e desfechos na Atenção Básica;

  • Descrever a utilização do serviço de Atenção Básica, para as queixas declaradas;

  • Analisar a evolução da morbimortalidade da população de referência, no período de 2015 a 2019;

  • Identificar os prováveis impactos do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na saúde da população atingida.

 

Etapas Metodológicas

1ª Etapa: Revisão bibliográfica;

2ª Etapa: Reuniões mensais gerais de acompanhamento, com todos os integrantes da equipe;

3ª Etapa: Oficina inicial para alinhamentos entre os pesquisadores;

4ª Etapa: Seleção da equipe técnica e discente que colaborará com a execução;

5ª Etapa: Elaboração de protocolos para a extração de dados;

6ª Etapa: Treinamento e capacitação da equipe, incluindo a conclusão do Curso de Atualização para implementação e uso do sistema de informação e-SUS 4.0, oferecido via EAD pelo “TessaúdeRS-UFRS”, com carga horária de 60 horas;

7ª Etapa: Definição dos municípios controle;

8ª Etapa: Extração dos dados da base SISAB/e-SUS AB;

9ª Etapa: Conferência dupla da consistência e adequação dos dados extraídos;

10ª Etapa: Elaboração do primeiro relatório parcial;

11ª Etapa: Preparação do banco de dados original (Produto);

12ª Etapa: Tratamento do banco de dados (Produto);

13ª Etapa: Análise dos dados;

14ª Etapa: Elaboração do segundo relatório parcial;

15ª Etapa: Elaboração de plataforma interativa de dados;

16ª Etapa: Elaboração do relatório final, incluindo descrições, qualificações e estimativas dos efeitos, conclusões e recomendações (Produto).

 

Conheça a equipe!

 

 

Linha do Tempo Subprojeto 38

 

Mês 1 (11/2020)
Mês 2 
Mês 3
Mês 4
Mês 5
Mês 6 (04/2021)

• Revisão bibliográfica;
• Reuniões gerais mensais de acompanhamento;
• Oficina inicial para alinhamentos entre os pesquisadores;
• Seleção da equipe técnica e discente;
• Elaboração de protocolos para a extração de dados;
• Treinamento e capacitação da equipe, incluindo realização do Curso de Atualização para implementação e uso do sistema de informação e-SUS 4.0, oferecido via EAD pelo TessaúdeRSUFRS, com carga horária de 60 horas;
• Definição dos municípios controle.

• Revisão bibliográfica;
• Reuniões gerais mensais de acompanhamento;
• Definição dos municípios controle;
• Extração dos dados;
• Conferência dupla da consistência dos dados extraídos;
• Primeiro relatório parcial.

• Revisão bibliográfica;
• Reuniões gerais mensais de acompanhamento;
• Preparação do banco de dados original;
• Produto 1 - banco de dados original pronto;
• Tratamento dos dados;
• Produto 2 – banco de dados tratada;
• Análise dos dados.

• Revisão bibliográfica;
• Reuniões gerais mensais de acompanhamento;
• Tratamento dos dados;
• Produto 2 – banco de dados tratada;
• Análise dos dados;
• Segundo relatório parcial;
• Elaboração da plataforma interativa de dados;
• Elaboração do relatório final.

• Revisão bibliográfica;
• Reuniões gerais mensais de acompanhamento;
• Tratamento dos dados;
• Produto 2 – banco de dados tratada;
• Análise dos dados;
• Segundo relatório parcial;
• Elaboração da plataforma interativa de dados;
• Elaboração do relatório final.

• Revisão bibliográfica;
• Reuniões gerais mensais de acompanhamento;
• Produto 2 – banco de dados tratada;
• Elaboração da plataforma interativa de dados;
• Elaboração do relatório final;
• Produto 3 – Relatório final, incluindo descrições, qualificações e estimativas dos efeitos, conclusões e recomendações.