Subprojeto 38: Condições de Saúde da População II
Subprojeto 38
Determinação das condições de saúde das populações e do uso dos serviços de saúde nos municípios de referência, no período de 2015-2019
O subprojeto 38 tem o objetivo geral de analisar as condições de saúde da população e uso dos serviços de saúde nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, no período de 2015 a 2019, utilizando dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB/e-SUS AB),do Ministério da Saúde.
Subprojeto 37: Condições de Saúde da População I
Subprojeto 37
Avaliação e monitoramento da morbimortalidade nos municípios afetados pelo rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão
O subprojeto 37 tem o objetivo geral de estudar e identificar os prováveis impactos na saúde das populações afetadas pelo desastre ambiental do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.
Tipologia de impactos
Uma tipologia é uma classificação, um agrupamento por tipos: espécies, padrões, características, formas, gêneros, classes, qualidades, exemplos, modelos, etc.
No caso do Projeto Brumadinho UFMG, será feita uma tipologia dos impactos, ou seja um agrupamento por tipos perdas e danos ocorridos devido ao rompimento da Barragem da Mina do Córrego do Feijão.
Metais e Metalóides Tóxicos
Mercúrio (Hg), Arsênio (As), Chumbo (Pb), Cádmio (Cd), Cromo(Cr) e Níquel (Ni) são os campeões de toxicidade. Mesmo em baixas concentrações, eles são muito perigosos para a saúde.
A verdade é que grande maioria dos metais e metalóides tóxicos ocorre naturalmente na crosta terrestre, em quantidades muito baixas quando comparadas aos dos elementos majoritários.