Perguntas Frequentes
1) O que é o Projeto Brumadinho UFMG?
O Projeto Brumadinho UFMG tem como objetivo principal auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte por meio de estudos e pesquisas que permitam identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão.
2) Como serão identificados e avaliados os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão?
Os impactos serão identificados através dos 67 subprojetos de pesquisa, que compõem o Projeto Brumadinho UFMG. As pesquisas têm por objeto pesquisar e identificar diferentes aspectos e dimensões dos múltiplos impactos, perdas e danos, materiais e imateriais, econômicos, sociais, culturais e ambientais, infligidos às populações atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
3) Quem elabora as Chamadas dos Subprojetos?
O Comitê Técnico Científico (CTC) tem como objetivo a elaboração das chamadas públicas para seleção de Subprojetos de pesquisa e extensão, bem como supervisionar a sua implementação e execução para consecução dos objetivos gerais e específicos. As atividades serão divididas conforme acordado pelo CTC e realizadas mediante seleção de Subprojetos em “Chamadas”, a fim de cumprir os objetivos do Projeto Brumadinho UFMG.
4) A minha cidade será pesquisada?
As pesquisas realizadas pelos subprojetos possuem como área de referência 19 municípios definidos previamente pelo Juízo, que se estendem de Brumadinho até a represa da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo. A região de referência compreende os seguintes municípios selecionados: Betim, Brumadinho, Curvelo, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Martinho Campos, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Joaquim de Bicas, São José da Varginha e Sarzedo.